Dados do Trabalho


Título

Diferentes formas de apresentação da osteonecrose – uma série de casos

Introdução

Foram selecionados três casos de pacientes do nosso serviço que apresentaram casos de osteonecrose de diferentes ossos do esqueleto apendicular com diferentes formas de apresentação.

Descrição

Os casos apresentados são: um paciente masculino de 42 anos com dor súbita no terço proximal do braço após a execução de uma série de supino direto na academia, uma paciente feminina de 73 anos com dor crônica no pé direito e um paciente masculino de 39 anos com dor no punho após alta demanda de atividades ocupacionais que envolviam alpinismo.

Discussão

A osteonecrose é resultado do acometimento isquêmico da medular óssea cuja etiologia, apresentação clínica e prognóstico variam muito de acordo com o sítio acometido. A doença decorrente do acometimento de cada osso recebe um epônimo diferente, sendo os casos aqui relatados de Doença de Haas (da cabeça do úmero), Síndrome de Mueller-Weiss (navicular no adulto) e Doença de Preiser (escafoide). Entre as causas mais comuns estão trauma, colagenoses, hemoglobinopatias, radioterapia, hipercortisolismo, transplante renal, entre outros. O reconhecimento das alterações de imagem nos diferentes estágios evolutivos da doença é essencial para o diagnóstico e definição do tratamento adequado, que passa desde tratamento conservador até cirúrgico.

Palavras Chave

Doença de Preiser; Doença de Haas; Síndrome de Mueller-Weiss; Osteonecrose; Necrose avascular

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Instituições

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, Instituto Biocor - Minas Gerais - Brasil

Autores

Márcio Barbosa dos Reis Filho, Antônio Arthur Picorelli Ferraz, Jerson Antônio Leite Júnior, Lauro Baptista Machado Neto, Leonardo Fontenelle de Carvalho, Marcelo Henrique Silva, Maria Luiza Oliveira Lopes Teixeira, Rafael Pereira Freitas Mendes, Thiago Carvalho Pires