Dados do Trabalho


Título

AGENESIA BILATERAL DO TENDÃO DO CABO LONGO DO BÍCEPS: RELATO DE CASO E ASPECTOS DE IMAGEM.

Introdução

O músculo bíceps braquial apresenta duas inserções proximais, uma inserida na extremidade do processo coracoide e outra no tubérculo supraglenoidal da escápula.
A principal função deste músculo é a supinação do antebraço e com o braço em supinação, a sua flexão. A cabeça longa contribui como estabilizador dinâmico do ombro, deprimindo a cabeça umeral.
O bíceps braquial é um dos músculos com mais variantes anatômicas no corpo humano, com diversas morfologias e inserções sendo a mais comum a terceira cabeça da origem proximal. No entanto, a ausência da cabeça longa do bíceps é considerada variante rara, especialmente a bilateral, cuja incidência é desconhecida.

Descrição

Paciente hígida, 29 anos com dor no ombro após de abdução e rotação externa, com piora após início de prática de beach tennins. Testes para avaliação da força do manguito rotador e instabilidade do cabo longo do bíceps negativos. Sinal do Popeye negativo.
Realizada a ressonância magnética do ombro direito. O sulco intertuberositário do úmero apresentou morfologia rasa e não foi observado o tendão do cabo longo do bíceps no seu interior, na topografia do complexo bíceps labrum ou mais distalmente no braço.
Foram então realizadas sequências adicionais volumétricas ponderadas em DP com e sem saturação de gordura dos ombros direito e esquerdo, incluindo o ventre muscular do bíceps braquial bilateralmente, confirmando a bilateralidade dos achados anteriormente descritos.

Discussão

Existe um número razoável de casos relatados de agenesia do tendão do cabo longo do bíceps, no entanto, casos de bilateralidade são ainda menos comuns.
As imagens por ressonância permitem observar em correlação com relatos semelhantes a este, um sulco intertuberositário raso/displásico vazio como grande pista diagnóstica, assim como a ausência da porção intra-articular do tendão do cabo longo do bíceps. A primeira descrição anatômica de variações congênitas do tendão do cabo longo do bíceps data de 1983, e em 1997 Mariani et al. publicaram o primeiro relato de caso documentando agenesia bilateral do tendão do cabo longo do bíceps artroscopicamente. A partir de então, sobrevieram casos e séries de casos com o mesmo tema.Sendo um achado incidental na grande maioria dos casos, a agenesia unilateral ou bilateral do tendão do cabo longo do bíceps, não demanda intervenção cirúrgica, colocando em pauta a o papel mecânico do tendão do cabo longo do bíceps ao longo da evolução humana.

Palavras Chave

bíceps, agenesia, tendão, sulco raso, variação anatômica.

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

GABRIELA FLORES CANABARRO, CARMELA RECKZIEGEL KREBS, PAULO RENATO JORNADA KREBS, CARLOS HENRIQUE PASQUALOTTO OLIANI, ABEL RANZZI, ALESSANDRA ELISA KELLERMANN