Dados do Trabalho
Título
GOTA: UM ENSAIO ICONOGRÁFICO DA APRESENTAÇÃO RADIOGRÁFICA
Introdução
Artrite inflamatória causada pela cristalização do ácido úrico, que se deposita no interior da articulação e está associada à hiperuricemia. Afeta em sua maioria homens idosos com clínica de dor articular de forte intensidade, principalmente no primeiro metatarsofalangeano. A relevância do estudo está na morbidade causada pela hiperuricemia.
Suas manifestações radiológicas se apresentam mais evidentes somente na fase crônica da doença, porém são importantes para avaliar progressão e resultados terapêuticos.
Descrição
A gota é uma artrite caracterizada pela deposição de cristais de monourato sódico na membrana sinovial, na cartilagem articular e nos tecidos periarticulares que leva a um processo inflamatório. Afeta em maior parcela os homens, e está relacionada a estilo de vida desregrado e uso de algumas medicações que afetam os níveis de ácido úrico. Acomete principalmente a primeira articulação metatarsofalangeana, com reação inflamatória inicialmente e formação de tofos gotosos posteriormente. Seu diagnóstico é feito por meio da observação dos cristais de urato no miscrocópio, porém a clínica e os exames de imagem têm auxiliado no acompanhamento, principalmente a radiografia pelo seu baixo custo e maior acesso.
Palavras Chave
gota; radiografia; imagem; tofo; articulações.
Área
Radiologia Geral, D.O., Física, Contrastes, Proteção Radiológica
Autores
ANNA JULIA DEL PIERO MARQUES, RICARDO ANDRADE FAGUNDES DE MELLO