Dados do Trabalho
Título
Duplicação ureteral bilateral e completa em mulher com infecção urinária de repetição: Relato de caso
Introdução
Os ureteres são estruturas tubulares finas bilaterais, que conectam os rins à bexiga urinária, transportando a urina da pelve renal para a bexiga. As camadas musculares são responsáveis pela atividade peristáltica que o ureter usa para mover a urina dos rins para a bexiga. A maior parte das anomalias da pelve renal e do ureter apresenta-se como duplicidade unilateral e incompleta do sistema coletor, sendo mais comum no sexo feminino.
Esta duplicação pode ser completa ou incompleta, com a forma unilateral mais comum que a bilateral, e frequentemente está associada a várias complicações. O rim com duplo sistema coletor tem maior tamanho, sobretudo em seu eixo longitudinal, e maior volume do parênquima. Na duplicidade completa há dois sistemas coletores para um único rim e dois ureteres de um mesmo lado, que desembocam em orifícios separados.
Variantes anatômicas ou anomalias, bem como algumas técnicas de imagem, podem simular ou ocultar a duplicação, tornando o diagnóstico difícil.
Descrição
Paciente L.A.F, 27 anos, feminino, refere à consulta ambulatorial episódios frequentes, desde os 16 anos, de infecções do trato urinário e queixas de sensação de esvaziamento vesical incompleto, já tendo realizado diversos tratamentos para ITU de repetição. Refere que após as infecções, intensificam-se a presença de corrimento vaginal, em grande quantidade, com odor forte, no entanto, sem ardência. Submetida à tomografia de abdome e pelve com contraste, evidenciando duplicidade ureteral completa e bilateralmente.
Discussão
A duplicação ureteral bilateral e completa é uma variação incomum e pode estar associada a episódios de infeções repetitivas no trato urinário, em paciente jovem do sexo feminino.
Assim, representa um empirismo importante para a prática clínica, ao evidenciar uma anormalidade anatômica associada a uma importante patologia como as infecções do trato urinário.
Palavras Chave
DUPLICIDADE URETERAL - URETER - INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO - VARIAÇÃO ANATÔMICA - TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Área
Abdominal Geniturinário
Instituições
HUCAM - UFES - Espírito Santo - Brasil
Autores
Letícia Arantes Fiorilo Pelegrine, Ricardo Andrade Fernandes de Mello