Dados do Trabalho
Título
Lesão ureteral traumática: Um relato de caso
Introdução
As lesões ureterais traumáticas são raras e representam cerca de 1% das lesões do aparelho geniturinário. Entre as principais causas, se destacam as iatrogenias resultantes de cirurgias urológicas e ginecológicas que podem lesionar o ureter em suas porções distal (75%), média (17%) e proximal (7%). O diagnóstico depende da suspeita clínica e de evidências obtidas através de exames de imagem, incluindo a Tomografia Computadorizada que permite uma análise da via urinária e evidencia o extravasamento de urina para a cavidade abdominal ou retroperitoneal, além da identificação e caracterização de complicações. O manejo das lesões traumáticas ureterais pode ser conservador ou cirúrgico e essa opção depende de fatores do paciente e das características da lesão (extensão e topografia). Dentre as principais complicações das lesões ureterais traumáticas, destacam-se a fístula urinária prolongada, além da evolução para urinoma, abscesso e peritonite, sobretudo em casos de diagnóstico tardio. Objetivo: Evidenciar a importância dos exames de imagem no diagnóstico de lesões ureterais, assim como na identificação de complicações.
Descrição
Paciente feminina de 53 anos submetida a laparotomia mediana seguida de lise de aderências e reconstrução do trânsito intestinal a Hartmann com anastomose colorretal em um hospital de grande porte. No 4º DPO evoluiu com íleo paralítico e pico febril. Submetida a Tomografia Computadorizada de abdome com contraste retal e venoso que demonstrou dilatação pielocalicinal e ectasia ureteral à esquerda, além de extravasamento de urina contrastada para a cavidade pélvica, sugestivo de lesão ureteral. Optado por abordagem cirúrgica com anastomose uretero-vesical a Lich-Gregoir e posicionamento de duplo J. Resultados: Realizado o procedimento cirúrgico como proposto, paciente recebeu alta no 4º DPO com indicação de controle ambulatorial e retirada de cateter duplo J em 30 dias.
Discussão
A partir do estudo, evidencia-se o papel fundamental dos exames de imagem no diagnóstico precoce de lesões ureterais, assim como na caracterização dessas lesões, na identificação de complicações e no auxílio da tomada de decisão terapêutica.
Palavras Chave
Trauma; Ureter; Trato urinário; Ascite urinária; Complicação urológica.
Área
Abdominal Geniturinário
Autores
Izabella Torres de Melo, Gabriella Viana Fonseca, Jamylle Miranda Mesquita, Jhua Oliveira Ferreira, Lucas Gomes Pinho, Maria Aparecida Taynara Abreu Furquim, Paula Ribeiro de Brito, Raissa Lobo Ladeira, Talita Mota Gonçalves