Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO: SÍNDROME DE DUNBAR
Introdução
A síndrome de Dunbar, também conhecida como Síndrome do ligamento arqueado mediano, é uma patologia caracterizada pela compressão do tronco celíaco (primeiro ramo direto da aorta abdominal) pelo ligamento arqueado mediano. Nesse relato de caso apresentamos o caso de uma paciente jovem do sexo feminino, com quadro clínico decorrente da Síndrome do ligamento arqueado mediano.
Descrição
Paciente do sexo feminino, de 21 anos, com quadro de dor epigástrica pós-pradial e náuseas há mais de 1 ano, associado a emagrecimento progressivo. No exame físico não foi detectado nada relevante que auxiliasse na condução do caso. Após avaliação médica, a paciente foi encaminhada para realização de exames complementares.
A ultrassonografia do abdome total não trouxe nenhuma alteração relevante para auxiliar na hipótese diagnóstica, diferente dos achados tomográficos. A tomografia do abdome superior e pelve evidenciou estenose crítica da emergência do tronco celíaco com aspecto em “gancho” por compressão extrínseca do ligamento arqueado mediano do diafragma, com leve ectasia do tronco celíaco à jusante (dilatação pós-estenótica).
Posteriormente, paciente foi encaminhada para realização do estudo Doppler dos vasos esplâncnicos, o qual, além dos mesmos achados já avaliados à tomografia, evidenciou fluxo de alta resistência na porção estenosada do tronco celíaco, medido durante respiração intermediária, com VPS (velocidade de pico sistólico) de até 523,7 cm/s, contribuindo ainda mais para a hipótese diagnóstica já levantada ao estudo tomográfico.
Após definição diagnóstica, paciente foi submetida a tratamento videolaparoscópico para descompressão cirúrgica do tronco celíaco, dividindo o ligamento arqueado mediano. Realizado novo Doppler dos vasos esplânicos, no qual apesar de ainda notarmos discreto aumento da VPS no tronco celíaco, notou-se importante melhora em relação ao exame prévio.
Discussão
Os sintomas clínicos da Síndrome do Ligamento Arqueado são dor abdominal crônica, principalmente pós-prandial, associada a náuseas, vômitos e perda de peso progressiva. Trazendo o conhecimento da clínica desta patologia, associado aos achados de imagem, a hipótese diagnóstica de Síndrome de Dunbar pôde ser levantada. Considerando a raridade dessa patologia e seus sinais clínicos pouco específicos, evidencia-se a importância da correlação com os exames de imagem nessas situações, que como foi mostrado neste caso, foi de extrema importância para o raciocínio clínico e direcionamento diagnóstico.
Palavras Chave
Dunbar, síndrome, tronco celíaco, compressão.
Área
Cardiovascular
Autores
Alan Tadeu Aparecido Costa, Lucas Melo Santos, Matheus Teodoro Grilo Siqueira, Pedro Fernando Laua Camargo, Alex Assini Balbueno, Tomaz Aleixo Barbosa Junqueira, Conrado Libanori Barbosa, Marco Aurélio Sousa Sala