Dados do Trabalho
Título
DESVENDANDO A ANATOMIA FUNCIONAL E OS DISTÚRBIOS DO SISTEMA LÍMBICO EM MINÚCIAS
Introdução
O sistema límbico controla a emoção, o comportamento, o impulso e a memória e inclui os giros subcaloso, cingulado e parahipocampal, a formação hipocampal, o núcleo amigdalóide, os corpos mamilares e o núcleo talâmico anterior.
A formação hipocampal consiste no hipocampo, giro denteado e giro parahipocampal. o Lobo límbico formado por arcos aninhados em forma de C e tecidos ao redor do diencéfalo e gânglios da base.
Descrição
O objetivo deste trabalho é exibir a anatomia macroscópica do sistema límbico através de RM 3T e ilustrações.
Vamos explicar a funcionalidade dos componentes límbicos, incluindo a amígdala, hipocampo, giro cingulado, giro parahipocampal, giro denteado e hipotálamo, e demonstrar a correlação entre anatomia, funcionalidade e comportamento humano, exemplificando a importância da avaliação por ressonância magnética na demonstração de distúrbios do sistema límbico.
1. Introdução 2. Evolução filogenética do sistema límbico. 3. Anatomia funcional e de imagem, incluindo giro do cíngulo, giro parahipocampal, hipocampo, amígdala e corpos mamilares. 4. Perspectiva clínica: relação límbica com apetite, distúrbios do sono, distúrbios emocionais, olfato, comportamento sexual, memória, dependência, motivação e cognição. 5. Avaliação por imagem das doenças límbicas, incluindo demência, encefalite, amnésia transitória global, tumores e epilepsia. 6. Take-home messages.
Palavras Chave
sistema límbico, emoções, hipocampo, amigdala, cíngulo, hipotálamo, neurorradiologia, ressonância magnética
Área
Neurorradiologia
Autores
ELISSANDRA MELO LIMA, CAIO TASSO REGO, BRUNA EIRAS GHERARDI, PEDRO NEVES PAIVA DE CASTRO