Dados do Trabalho


Título

Now you see me - lesões orbitárias do adulto

Introdução

Os tumores orbitários no adulto compreendem vários diagnósticos diferenciais, e algumas lesões possuem aspecto de imagem típico. Além de identificar e caracterizar as lesões, os métodos de imagem, principalmente a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) são importantes para a avaliação da extensão. O objetivo principal desse ensaio pictórico é demonstrar através de casos os principais aspectos de imagem das lesões tumorais da órbita na população adulta e propor uma sistematização para avaliação por imagem para estas afecções, pois a análise sistemática por compartimentos e o reconhecimento pelo radiologista das principais afecções é primordial para o planejamento terapêutico.

Descrição

A massa mais comum orbitária nos adultos, embora não seja considerada um tumor verdadeiro, é a malformação venosa (antigo hemangioma cavernoso). Acomete principalmente o compartimento intraconal, e os aspectos de imagem mais característicos são o hipersinal em T2 e o realce homogêneo pelo contraste.
Nos pacientes acima dos 60 anos, o linfoma é o tumor primário mais comum. A maioria das lesões é unilateral e extraconal, podendo ser infiltrativas ou nodulares, geralmente remodelando as estruturas adjacentes, tendo como característica principal a acentuada restrição à difusão.
Já no compartimento intraocular o tumor mais comum nos adultos é o melanoma da coroide. Ressonância magnética é o exame de escolha para avaliação, devido ao característico alto sinal em T1 da melanina. Descolamento da retina e invasão extraocular podem ser encontradas.
As metástases, sendo a mama o sítio primário mais comum, também são relativamente comuns na órbita, acometendo o globo ocular, espaços intra e extraconal e a musculatura do cone.
Das lesões do nervo óptico, os gliomas possuem aspecto de imagem muito característico, geralmente expandindo o nervo óptico, com hipersinal em T2 e realce variável. Nos meningiomas, o aspecto de imagem típico é o realce com padrão “em trilho de trem” do complexo bainha-nervo, com relativa preservação do nervo óptico.

Palavras Chave

Tumores, orbitários, adultos, head and neck, cabeça e pescoço

Área

Cabeça e Pescoço

Instituições

Rede D'OR - São Paulo - Brasil

Autores

Stephanie Yuka Matwijszyn Nagano, Carolina Castioni, Raquel Andrade Moreno