Dados do Trabalho
Título
Relato de Caso: Aspectos Tomográficos do Adenocarcinoma Pulmonar Predominantemente Lepídico.
Introdução
O câncer de pulmão é uma das neoplasias mais frequentemente diagnosticadas em todo o mundo. Trata-se de um problema de saúde mundial e da segunda causa de morte atualmente nos Estados Unidos. O adenocarcinoma lepídico é uma neoplasia pulmonar primária, de crescimento insidioso, periférica (a qual compromete espaços aéreos distais), com característica de crescimento nas paredes bronquiolares, alveolares e tendência à disseminação utilizando o septo alveolar como estroma, desta forma, preservando a arquitetura pulmonar, sem causar obstrução de brônquios de grosso calibre. O espectro de alterações radiológicas é muito diversificado, porém sem achados patognomônicos. Pode apresentar-se com áreas de consolidação em vidro fosco (pelo preenchimento dos alvéolos com mucina com baixa atenuação na TC, secreções e células tumorais descamadas), além de formas difusas e multicêntricas nas quais podem ocorrer consolidações exparsas, nódulos múltiplos, massas sólidas de grandes dimelnsões ou associação de padrões. O completo entendimento da classificação dos tumores pulmonares é essencial para os radiologistas que trabalham com equipes multidisciplinares para o estadiamento e tratamento adequados. Em pacientes submetidos a múltiplos ciclos de tratamento para pneumonia, a reavaliação dos mesmos com a inclusão de outros diagnósticos diferenciais trata-se de uma prática clínica recomendada.
Descrição
Mulher de 58 anos em acompanhamento há 2 anos com hipóteses diagnósticas de sinusite e pneumonias de repetição progrediu com aumento das opacidades pulmonares bilaterais e perda de peso não aferida, tendo sido tratada com antibioticoterapia. Atualmente o quadro persiste e os sintomas progrediram em intensidade. Nega febre e calafrios.
Discussão
Atualmente, o câncer de pulmão é a segunda causa de morte por neoplasia nos EUA.A imageologia nos auxilia nas indicações diagnósticas e para seguimento, sendo a TC o método de escolha. Os achados na TC variam desde uma forma periférica de crescimento insidioso até as formas difusas e multicêntricas que apresentam prognóstico mais reservado. No caso clínico apresentado foi demonstrada a forma difusa com aspecto de pavimentação em mosaico do adenocarcinoma predominantemente lepídico, além de outras alterações que podem incluir a pneumonia entre os diagnósticos diferenciais. Em pacientes submetidos a múltiplos ciclos de tratamento para pneumonia, a reavaliação com a inclusão de outros diagnósticos diferenciais trata-se de uma prática clínica recomendada.
Palavras Chave
ADENOCARCINOMA LEPÍDICO, CÂNCER DE PULMÃO, CARACTERÍSTICAS, MIMETIZAM, PNEUMONIA.
Área
Tórax
Autores
Sergei Kalupniek, Guilherme Pioli Resende, Luma Rossany Soares Costa, Mariana Bernardes Anversa, Mariana Linhares Barbosa, Ezir Araújo Lima Neto