Dados do Trabalho


Título

Síndrome HELLP com rotura hepática espontânea: relato de caso

Introdução

O acrônimo HELLP exprime as palavras hemólise, aumento das enzimas hepáticas e plaquetopenia e ocorre em decorrência da pré-eclâmpsia grave/eclampsia.
O hematoma subcapsular hepático constitui uma das principais complicações da síndrome HELLP e em alguns casos o quadro clínico pode ser inespecífico e exames rápidos e acessíveis como a ultrassonografia podem auxiliar no diagnóstico precoce.
A síndrome é considerada um importante fator de morbimortalidade materna e fetal, sendo imprescindível o diagnóstico e a intervenção precoce. O objetivo deste relato é explicitar a importância do uso do diagnóstico por imagem em pacientes com tal síndrome.

Descrição

AMA, 31 anos, procurou atendimento médico com dores epigástrica, lombar e na região posterior do tórax há 01 dia, pressão arterial (PA) de 180/100 mmHg e, após tratamento inicial com sulfato de magnésio e analgesia, houve melhora do quadro.
A paciente estável hemodinamicamente, foram solicitados exames laboratoriais e exame ultrassonográfico com estudo Doppler.
Ao exame físico não haviam sinais de peritonite.
O exame ultrassonográfico (USG) constatou oligoidrâmnio acentuado, feto de aproximadamente 20 semanas com bons sinais vitais e líquido livre na cavidade pélvica materna. Durante o exame a paciente queixou-se de dor no ombro direito e aventou-se a possibilidade de síndrome HELLP com hematoma subcapsular e rotura hepática espontânea.
Logo, ficou evidente que o fígado apresentava ecotextura heterogênea na periferia do lobo direito, associadas a irregularidade do contorno hepático e rotura da cápsula de Glisson e a paciente foi levada às pressas ao centro cirúrgico, que após rafia e hemostasia, foi transferida para a unidade de terapia intensiva (UTI).
Apesar do resultado da cirurgia ter sido considerada satisfatório, a paciente evoluiu com instabilidade hemodinâmica na UTI e o desfecho foi o óbito.

Discussão

A síndrome HELLP é pouco comum e o desfecho é uma cascata de alterações fisiohematológicas, culminando em complicações graves, como hemorragias.
O hematoma subcapsular hepático pode ser considerado uma complicação incomum e ocorre em cerca de apenas 1% das pacientes com a síndrome HELLP, porém tem alta mortalidade materna e fetal.
O diagnóstico precoce e o tratamento são imprescindíveis e recursos como a ultrassonografia de abdome devem ser amplamente utilizadas nesses casos, pois podem mitigar as consequências nos casos de diagnóstico e intervenção precoce.

Palavras Chave

Síndrome HELLP; Fígado; Complicações na gravidez; Rotura hepática espontânea

Área

Ultrassonografia em Obstetrícia / Medicina Fetal

Instituições

Casa de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Santa Casa de Alfenas - Minas Gerais - Brasil

Autores

GIOVANI ZAULI FERREIRA SANTOS, ANGELO CEZAR BARBOSA ALVARENGA, WAGNER ALMEIDA SANTA ROSA JUNIOR, ANDRE OLIVEIRA ALVES, GUILHERME SWERTS PEREIRA