Dados do Trabalho
Título
Diagnóstico radiológico da Mediólise Arterial Segmentar - relato de caso
Introdução
A Mediólise Arterial Segmentar (SAM) é uma vasculopatia não inflamatória de etiologia desconhecida. Acreditava-se se tratar de uma entidade rara, mas estudos têm demonstrado que a incidência é provavelmente subestimada devido à baixa suspeição e à alta mortalidade da manifestação inicial. Os achados imagiológicos são característicos, e portanto, é fundamental que seja reconhecido o padrão de acometimento para o adequado manejo e consequente redução da morbimortalidade.
Descrição
Um paciente do sexo masculino de 55 anos compareceu ao pronto atendimento com dor abdominal súbita, intensa e difusa, e sudorese. Ao exame físico, apresentava-se hipocorado, desidratado e taquicárdico. Os exames laboratoriais iniciais não revelavam alterações marcantes.
A tomografia computadorizada (TC) de abdome evidenciou volumoso hemoperitônio no hipocôndrio e flanco esquerdos e na pelve, e grande quantidade de líquido livre no hemiabdome direito. Foram identificadas múltiplas irregularidades parietais nas artérias viscerais do abdome, incluindo estenoses, afilamentos difusos e dilatações aneurismáticas, envolvendo o tronco celíaco e as artérias esplênica (AE), hepáticas comum e própria (AH), mesentérica superior (AMS) e cólica média.
O paciente evoluiu com choque hipovolêmico, e a laparotomia confirmou a presença de sangramento ativo através do aneurisma da artéria cólica média. Foi realizada a ligadura do vaso e colectomia, com reconstrução do trânsito intestinal em um segundo tempo cirúrgico.
Posteriormente, os exames laboratoriais de seguimento, incluindo autoanticorpos, não apresentaram alterações. Os achados característicos da TC, associados a clínica e exames laboratoriais, permitiram o diagnóstico da SAM.
Discussão
A SAM é uma vasculopatia caracterizada pela degeneração da camada muscular média das artérias e, ocasionalmente, das veias adjacentes, resultando em dissecções, aneurismas, oclusões e estenoses. As alterações vasculares podem ser observadas em todo o corpo, com distribuição predominante nas artérias viscerais do abdome. O vaso mais acometido é a AMS, seguida pelas AH, tronco celíaco, AE, e menos comumente as artérias renais.
O sintoma de apresentação mais comum é a dor abdominal, e é frequente que a primeira manifestação seja hemorragia intra-abdominal, que tem alta mortalidade.
Embora o padrão ouro para diagnóstico seja o estudo anatomopatológico, a história clínica e os achados de imagem permitem a diferenciação da SAM de outras vasculopatias.
Palavras Chave
Mediólise Arterial Segmentar, Hemoperitônio, Aneurisma, Vasculopatias, Artéria Mesentérica Superior
Área
Abdominal Gastrointestinal
Instituições
Instituto Médico de Diagnóstico por Imaginologia Ltda / Hospital Materdei Contorno SA - Minas Gerais - Brasil, Rede MaterDei de Saúde - Minas Gerais - Brasil
Autores
Dayane Amaral Madureira, Fabiana Paiva Martins, Debora Costa Falci, Tiago Ribeiro Ferreira, Cecília de Almeida Ruas Bitencourt, Raphael Guedes Andrade, Aline Pimentel Amaro, Eduardo Carvalho Miranda, Adriana Martins Rios