Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO PRÉ NATAL DE MALFORMAÇÃO INTESTINAL : RELATO DE CASO

Introdução

As malformações gastrointestinais congênitas são condições clínicas cirúrgicas, que ocorrem durante o desenvolvimento fetal, podendo ser suspeitada através da ultrassonografia obstétrica. A atresia corresponde a um terço de todos os quadros de obstrução intestinal nos recém-nascidos, e um diagnóstico precoce, bem como decisões terapêuticas adequadas, são vitais para um bom desfecho clínico.

Descrição

Gestante, 30 anos, G3C1A1, diagnóstico de HIV e diabetes gestacional, idade gestacional de 32s+4d, encaminhada ao serviço para ultrassonografia obstétrica de rotina. Ao ultrassom, o feto apresentava distensão líquida das alças jejunais proximais, duodeno e estômago. Evolui para trabalho de parto prematuro com idade gestacional 32s+6d. Realizado parto cesáreo com neonato nascido vivo, feminino, com apgar 9/10, 1890g, e acentuada distensão abdominal. Solicitado clister opaco demonstrando reto e sigmóide de calibre reduzido sugerindo microcólon, com distensão intestinal a montante. Submetido a laparotomia com um dia de vida , identificando-se atresia jejunal a 20 cm do ângulo de Treitz e atresia duodenal na terceira porção do duodeno. Realizado anastomose jejuno-jejunal e anastomose duodeno-jejunal. Após 2 dias de pós-operatório, evolui com piora clínica, vindo a óbito.

Discussão

A atresia jejunal ocorre por um defeito na recanalização do tubo intestinal ou por interrupção do suprimento sanguíneo durante a vida intrauterina. Na ultrassonografia, em cortes axiais identificam-se áreas sonolucentes e imagem de tripla ou quádrupla bolha, com alças distendidas no segmento proximal e peristalse aumentada. A confirmação neonatal se faz por meio de raios X simples de abdome nas posições deitada e ortostática, que revelam alças dilatadas com nível hidroaéreo, sendo em maior quantidade quanto mais baixa for a obstrução. O clister opaco geralmente revela "microcólon" (por desuso durante a vida intra-uterina). Os achados radiológicos favorecem o diagnóstico, com a confirmação por meio da cirurgia corretiva. Sendo assim, o diagnóstico pré-natal precoce de malformações intestinais através da ultrassonografia obstétrica de rotina permite uma melhor assistência materno-fetal.

Palavras Chave

ultrassonografia, atresia jejunal, diagnóstico pré-natal, medicina fetal,obstetrícia.

Área

Ultrassonografia em Obstetrícia / Medicina Fetal

Autores

Camila Fabris, Daniella Thomaz, Patrícia Helena Machado, Renan Knabben Magri, Philippe Manes de Souza, Caleb Gomes Andrade, André Massashi Sunada, Janaina Tomio Odeli