Dados do Trabalho
Título
LESÕES GRAVES TENDÍNEAS EM JOGADORES NÃO PROFISSIONAIS DE BEACH TENNIS
Introdução
O beach tennis se difundiu rapidamente do litoral para o interior do país, constituindo uma frequente modalidade esportiva em prática atualmente. Na ausência de atividades físicas constantes e de forma adequada, o aumento de participantes de uma prática esportiva conduz para um expressivo aumento na incidência de lesões.
Para praticantes recreativos do beach tennis treinos inadequados e técnica de execução inapropriada de movimentos são responsáveis pela maioria dessas lesões.
Lesões mais graves em esportes geralmente estão associadas a atletas profissionais submetidos a sobrecargas de exercícios exigidas.
Há poucos relatos de lesões graves em praticantes recreativos de beach tennis o que motivou a apresentação dos relatos de casos neste evento.
Descrição
Caso 1 – Paciente sexo feminino, 40 anos de idade, branca, sem comorbidades, praticante regular de beach tennis sentiu dor aguda na coxa após agachamento durante o jogo, surgindo um espaço entre a patela e o músculo próximo do joelho. Ressonância magnética identificou rotura completa do componente reto femoral do tendão quadríceps cerca de 8 cm do polo superior da patela.
Caso 2 – Paciente sexo masculino, 49 anos de idade, branco, sem comorbidades com frequência diária de jogos de beach tennis sentiu dor aguda e dificuldade de pisar no solo após queda, sendo encaminhado para avaliação. Ressonância magnética demonstrou rotura completa do tendão calcâneo com presença de "gap" de cerca de 1,9 cm associado a edema periparatendíneo.
Discussão
Similar ao tênis a grande incidência de lesões em beach tennis está no cotovelo e ombro, seguido da coluna vertebral e dos membros inferiores, com tendinites submetidas a diferentes tratamentos clínicos.
Em joelho e tornozelo a principal origem de lesões neste esporte está relacionada ao tipo de solo irregular e instável que resulta em saltos e quedas desajustadas com distribuição inadequada de impactos. Em lesões tendíneas mais graves deve ser investigado diferentes condições patológicas sistêmicas que cursam habitualmente com roturas de tendões. Roturas atribuídas somente ao esporte devem ser conduzidas para correções para permitir ao praticante retorno após recuperação.
Portanto métodos de diagnóstico por imagem são primordiais para estabelecer o diagnóstico, definir a extensão e gravidade das lesões, contribuindo para definir a possibilidade de conduta cirúrgica e o prognóstico nestes pacientes.
Palavras Chave
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - TENDÃO - LESÕES TENDÍNEAS - RUPTURAS
Área
Musculoesquelético (incluindo USG)
Instituições
CLIMA - CLÍNICA DE IMAGEM - Minas Gerais - Brasil, FACULDADE DE MEDICINA - UFTM - UBERABA - Minas Gerais - Brasil, FACULDADE DE MEDICINA - UFU - UBERLÂNDIA - Minas Gerais - Brasil, FACULDADE DE MEDICINA DE UBERABA - UNIUBE - Minas Gerais - Brasil
Autores
LUIZA CUNHA GONÇALVES, LEONARDO CUNHA GONÇALVES, ADRIANA RODRIGUES CUNHA, ELMAR GONZAGA GONÇALVES