Dados do Trabalho
Título
Pneumonia lipídica: é preciso estar sempre atento.
Introdução
A pneumonia lipoídica exógena é uma forma rara de pneumonia, um diagnóstico incomum, oriundo da aspiração ou inalação de óleos de origem animal, vegetal ou mineral, este último mais frequente, uma vez que é usado como laxativo oral.
A discussão deste tema é de grande importância, já que muitas vezes cabe ao radiologista a suspeição diagnóstica, quando o mesmo se encontra diante de história clínica consistente e achados de imagem típicos.
Descrição
A tomografia computadorizada pode ser definidora no contexto de investigação ao demonstrar consolidações pulmonares com atenuação de gordura, que é o sinal mais característico da pneumonia lipoídica, bem como um padrão de pavimentação em mosaico, que é visto com frequência. Tendo em vista a importância deste método, foi realizada a coleta de alguns casos do nosso serviço cujos achados tomográficos eram típicos, a fim de reiterar as características de imagem mais comuns da pneumonia lipoídica.
Palavras Chave
Pneumonia lipoídica; Pneumonia aspirativa; Tomografia computadorizada; Técnicas de diagnóstico; Óleo mineral
Área
Tórax
Autores
Maria Eduarda Zamorano, Antônio Rodrigues Aguiar, Diogo Torres Marques, Francisco Sarmento Neto, Joanna Braynner Dutra, José Fabrício Macêdo, Jorge Basto Chaves, Penélope Aquino Neto, Thaís Ramos Costa